RE: [shell-script] Troca de letras

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Troca de letras
Date: Fri, 6 Jan 2006 15:35:49 -0200

/*
Muito obrigado Mrbits, e a todos os outros que  responderam. Mrbits o que vc
me passou era exatamente o que eu queria.  Com base nisso eu fiz o script:

  #!/bin/bash
  clear
  while : ;
  do
  echo "1) Criptografar mensagem"
  echo "2) Descriptografar mensagem"
  echo "3) Sair"
  read -p "Digite sua escolha: " ESCOLHA
  case $ESCOLHA in
          1)
          read -p "Digite a mensagem que deseja criptografar: " MSG
          echo -e "Criptografando....\n"
          echo "####"
          echo $MSG | tr 'a-zA-Z' 'n-za-mN-ZA-M'
          echo -e "####\n"
          ;;
          2)
          read -p "Digite a mensagem que deseja descriptografar: " MSG2
          echo -e "Descriptografando....\n"
          echo "####"
          echo $MSG2 | tr 'a-zA-Z' 'n-za-mN-ZA-M'
          echo -e "####\n"
          ;;
          3)
          exit
          ;;
  esac
  done

  Se o codigo estiver "feio" não reparem estou aprendendo hehehe. Eu
entendi o que foi feito aqui 'a-zA-Z' 'n-za-mN-ZA-M' mais ainda não  está
totalmente claro em minha mente. Por isso Gostaria de que vc  explicasse
para mim um pouco melhor e ser der tambem como ficaria  apenas um salto a =
b b = c. Muito obrigado Valeu a todos.
*/

Olas

Parabéns pelo script. Mas, de novo, isso não é criptografia forte. Leia o
meu artigo :)

Para você fazer o tr pular um caracter, faça algo como

$ echo $MSG | tr 'a-zA-Z' 'b-zaB-Za'

[]'s