Testar se arquivo esta aberto

From: Monte Alto Net
Subject: Testar se arquivo esta aberto
Date: Thu, 17 May 2007 19:20:29 -0000

Boa Tarde a todos

Sou novo na lista e ja tenho dúvidas a qual gostaria de compartilhar
com o grupo.
Preciso desenvolver um script o qual faça a verificação de um arquivo
sendo tomada a seguinte decisão

O arquivo será aberto pelo mesmo usuário e em caso de mais de um
acesso ao mesmo o usuario só poderá visualiza-lo e nao efetuar
alterações sendo o nome do arquivo passado como parametro no script.

Ja montei um script mas estou tendo alguns problemas principalmente na
hora de verificar se o mesmo encontra-se na memória.

Segue script

#!/bin/bash
if test $# = 0
 then
  mcedit
fi
arq=$1
memoria=`ps a | grep -o $arq | uniq`     <---onde ocorre a duvida, *
if test $memoria = $arq
 then
  mcedit -v $arq
 else
 mcedit $arq
fi

* nao estou conseguindo atribuir o resultado na variavel memõria,
simplesmente o script atribui `` a variavel e não o resultado.

Toda ajuda é bem vinda.