duvida com ponto

From: André Miranda
Subject: duvida com ponto
Date: Thu, 28 Jun 2007 20:55:45 -0300

Senhores membros do conselho jedi

Estou com um arquivo que tenho que cortar uma parte de um texto só até o
primeiro ponto, mais ou menos assim:

Problema detectado na interface br09393939 indisponivel. Abri chamado com
fulano ou beltrano. Ligue para 99999 ou bip na 99999.

Eu tenho que cortar até o primeiro ponto, e no máximo de 80 caracteres.

Eu preciso fazer isso de duas formas, com shell script e perl. Estou
recorrendo aos senhores pois durante o dia nao tenho internet na minha
empresa (motivos diversos) e só consegui acessar agora a noite. E para
completar meu notebook estragou e nao tenho como ler meus livros digitais.

Eu iniciei cortando usando o cut:

cat impacta.txt | cut -c-80

só que ele nao pega o primeiro ponto final...

será que o awk  ou o sed tem alguma opcao???