[shell-script] Script info usuario

From: Alan Diones
Subject: [shell-script] Script info usuario
Date: Mon, 3 Dec 2007 11:26:58 -0200

Amigos, preciso de um script onde o usuario informe o nome dele, o sistema
verifica se o mesmo estar logado, se tiver ele avisa que o mesmo está logado,
senão ele cria um arquivo temporário com a mensagem de erro tipo assim:
{>>temp.txt}.
mais junto com o nome dele teria que vim uma mensagem dando boas assim:
se a hora estiver entre 06:00 as 11:59 echo 'bom dia", senão boa tarde, e
depois boa noite, por onde eu começo? agradeço.