[shell-script] Re: Script sai quando não devia

From: mop
Subject: [shell-script] Re: Script sai quando não devia
Date: Mon, 03 Dec 2007 21:57:20 -0200

Não tem o que agraceder, foi uma satisfação poder ajudar.

Com certeza você achará muito sobre "file descriptor" nesta lista. Pedi
para você filtrar por autor para chegar à mensagem específica que eu
lembrava de ter postado algum tempo atrás. Tire o autor e provavelmente
você deverá ter muitas telas com "fd". Embora saiba da existência desse
recurso do yahoo não tenho experiência com ele. Terá que experimentar
o quanto é responsivo com substrings e caracteres não alfabéticos.
Para nós do shell, se ele não desprezar < > | & $ \ dentre outros, será
uma ferramenta fenomenal e onde o sistema padrão de busca do google não
poderia nos atender.

O melhor lugar para começar a procurar sobre o que pediu é simplesmente
via linha de comando, com:
man bash

Termos "sinônimos" para fds no shell, que me vêm à cabeça agora:
fd0 stdin &0 "entrada padrão" :P
fd1 stdout &1
fd2 stderr &2

echo 123 >zzz
Acabei de redirecionar o fd1, default no terminal = ecran (acho que é
isto) para ficheiro :) , e não tem nada da listinha acima.

Diria que o maior indicador de redirecionamento é a presença de pelo menos um
destes caras: < > | << <<< >>
Mas veja, tudo isso acho que não teria ajudado naquele seu caso, onde nada
foi REdirecionado. A leitura ocorria naturalmente, no fd padrão.

Bem, o mais importante é que você retirou o read desse seu seletor, assim
ele está liberado para ser usado nos subs. Quem cuida dos subs que lembre
disso, dentro deles, nos subs2, etc., mas se não deixar um read preso em um
loop não vai ter problema.

Saudações.