Permissões variadas

From: Marcelo Salhab Brogliato
Subject: Permissões variadas
Date: Sat, 15 Dec 2007 15:06:06 -0200

Olá gente,

estou precisando de ajuda no seguinte problema:
tenho um conjunto de arquivos que eu gostaria que tivessem as seguintes
permissoes:
grupo A: ler, escrever
grupo B: ler
grupo C: nenhuma permissao

de maneira parecida, em outro conjunto de arquivos, gostaria das seguintes
permissoes:
grupo A: ler, escrever, executar
grupo B: ler, executar
grupo C: executar
grupo D: nenhuma permissao

mas nao consegui um jeito de fazer isso...
fiquei travado pq posso mexer nas permissoes do dono (o dono nao pode ser um
grupo, pode?),
do grupo e dos demais...

alguem tem alguma sugestao?
eu pensei em fazer um shell script que lê um arquivo de permissoes (q vou
criar)...
e, caso o usuario tenha permissao, ele faz o desejado...
mas achei pessima a solucao...! hehe
se for uma imagem, por exemplo, o GIMP nunca ira abrir a imagem deste
modo...

abraços,
Salhab