Re: [shell-script] Permissões variadas

From: Álvaro Justen [Turicas]
Subject: Re: [shell-script] Permissões variadas
Date: Sun, 16 Dec 2007 19:04:10 -0200

On Dec 15, 2007 3:06 PM, Marcelo Salhab Brogliato <address@hidden> wrote:
>  estou precisando de ajuda no seguinte problema:
>  tenho um conjunto de arquivos que eu gostaria que tivessem as seguintes
>  permissoes:
>  grupo A: ler, escrever
>  grupo B: ler
>  grupo C: nenhuma permissao
>
>  de maneira parecida, em outro conjunto de arquivos, gostaria das seguintes
>  permissoes:
>  grupo A: ler, escrever, executar
>  grupo B: ler, executar
>  grupo C: executar
>  grupo D: nenhuma permissao
>
>  mas nao consegui um jeito de fazer isso...
> [...]

Como Heitor disse, você precisa de ACLs (Access Control Lists - Listas
de Controle de Acesso), não de um shell script.
Os sistemas de arquivos mais utilizados pelo kernel Linux possuem
suporte a essa funcionalidade (ext2, ext3, reiserfs etc.).
Dê uma olhada no tutorial que Heitor indicou que acredito ser
suficiente. Remonte as partições com suporte a ACLs, instale as
ferramentas de manipulação de ACLs e então crie um shell script para
configurar as ACLs dos diretórios! ;-)

--
Abraços,
 Álvaro Justen [a.k.a. Turicas]