Listar conteúdo de diretório via FTP

From: Cristiano Ferrari
Subject: Listar conteúdo de diretório via FTP
Date: Wed, 03 Sep 2008 13:12:34 -0000

Salve ilustres!

Estou escrevendo um script para automatizar o ajuste do fuso horário
quando da mudança para o horário de verão.

Ao invés de ficar editando e mudando manualmente a tabela de regras e
zonas, me habituei a puxa-la do site ftp://elsie.nci.nih.gov.

O script rodará no cron das máquinas e irá, em todo início de outubro,
baixar a versão atualizada do arquivo e corrigir o timezone.

Porém, o arquivo é atualizado constantemente ao longo do ano e cada
versão é indicada pela variação de uma letra no nome do arquivo. Por
exemplo, a versão atual do arquivo é tzdata2008e.tar.gz e ela ainda
não contém os dados deste verão. A letra que varia é o "e" após o ano,
de modo que eu não tenho como saber previamente qual é a versão que
estará disponível no servidor no momento em que o script rodar.

Eu poderia fazer um while que testasse de traz para frente os
possíveis nomes do arquivo partindo do "z" até que encontrasse um
válido. Mas, embora não vá criar nenhum flood de conexões ao servidor
e rodar apenas 1x ao ano, acho isso pouco elegante.

Eu gostaria de fazer com que o script listasse o conteúdo do diretório
do ftp, identificando o nome correto do arquivo, e só fizesse 1
conexão para puxá-lo. Pelo fato do comando ftp ser interativo estou
com dificuldades em encontrar a melhor forma de fazer isso.

Alguém teria uma idéia de como posso fazer para obter uma listagem do
diretório do ftp?

Abraço

Cristiano