Re: Listar conteúdo de diretório via FTP

From: Cristiano Ferrari
Subject: Re: Listar conteúdo de diretório via FTP
Date: Wed, 03 Sep 2008 18:11:48 -0000

--- Em address@hidden, "Alain M." <alainm@...> escreveu
> Estou até lançando a idéia de criar um grupo só para isso, e mantermos
> um esquema de atualizações, talvez assim:
> planilha/database => csv => script => arquivo por estado

Boa tarde Alain.

Horário de verão não é assim nenhum bicho de sete cabeças. Se nosso
querido governo não mudasse as regras todo ano, nem precisaríamos nos
preocupar com ele.

Quando a um caminho para gerenciar isso, shell script + cron, IMHO, é
suficiente.

Das várias sugestões que recebi, sem desmerecer as demais, as que mais
me agradaram foram a Flávio Torres, que retorna a URL inteira, sem que
eu precisa gastar outra linha para montá-la mas ainda exige 2
procedimentos, um para identificar a URL e outro para puxar o arquivo
e a do Eri Ramos, que faz tudo num processo só.

De todo modo, eu adaptei a solução tanto do Flávio como do Eri.

A do Flávio ficou assim:

ANO=`date +%Y`
wget `lynx -dump ftp://elsie.nci.nih.gov/pub | grep -o
"ftp.*tzdata$ANO..tar.gz"`

E a do Eri ficou assim:

echo "user anonymous cristiano
cd pub
mget tzdata`date +%Y`*
bye" | ftp -ni elsie.nci.nih.gov

Ambas ficaram muito boas. A do Eri é um pouco mais rápida pois só usa
uma conexão, enquanto na do Flávio eu preciso fazer 2. Mas nada que
comprometa, pois o script irá rodar uma vez ao ano.

Feito, isso, é só descompactar, compilar o fuso horário, substituir
ele no /etc/localtime e resetar os serviços que dependem do
calendário, como o cron, por exemplo.

Se quiser sofisticar pode colocar no script, por exemplo, um teste que
verifica se o arquivo do fuso horário já está atualizado para o ano e
enviar um e-mail notificando do resultado.

Eu particularmente vou fazer isso e colocar para rodar todo primeiro
de outubro, pois o horário de verão não começa antes disso e acho que
dificilmente até esta data o arquivo no FTP já não esteja atualizado.

Abraço

Cristiano