Copiar arquivo com o caracter ":" no nome

From: jrsreis
Subject: Copiar arquivo com o caracter ":" no nome
Date: Tue, 11 Nov 2008 14:18:09 -0000

Olá Pessoal,

 Mais um problema:

 Eu tenho vários arquivos que no nome dos arquivos tem espaço(s), o
caracter ":" acrescidos da extenção txt, por exemplo:

 fulano0 abc:0123.txt
 fulano1 de tal:351.txt
 ciclano de dfg:541.txt

 Se eu copiar para um diretório /tmp por exemplo, copia normalmente,
mas quando executo o comando para copiar estes arquivos para um
pendrive dá erro.

Comando exemplo:
cp fulano0\ abc\:0123.txt /media/Gigastore/

Erro:
cp: impossível criar arquivo comum `/media/Gigastore/fulano0
abc:0123.txt': Argumento inválido

  Já verifiquei que o problema está no caracter ":", se não fosse este
caracter, copia normalmente sem problema algum.

 Há algum comando em shell que solucione este problema ?

 Obrigado pela atenção.