Re: [shell-script] script para datar fotos

From: china
Subject: Re: [shell-script] script para datar fotos
Date: Mon, 2 Feb 2009 12:44:17 -0200

2009/2/1 Julio C. Neves <address@hidden>:
> Aê China,
> como te disse no e-mail anterior, estou estudando a fundo a suite
> ImageMagick para escrever um arrtigo ou, quem sabe, um livro.
> Eis que me deparei com seguinte faceta do utilitário identify, que faz parte
> da suíte, e que é pouquíssimo conhecido.

[...]

> [...]
>
> Erro=0
> for Foto in *.jpg
> do
> Data=$(identify -format "%[EXIF:*]" "$Foto" |
> sed -r
> '/:DateTime=/!d;s#.*=([0-9]{4}):([0-9]{2}):([0-9]{2}).*#\3/\2/\1#')
> [ "$Data" ] || {
> echo Foto $Foto sem exif
> Erro=1
> }
> montage -frame 5 -geometry +0+0 -label $Data \
>
> -font Impact-Normal -pointsize 25 -fill Blue \
> -stroke orange -background none -mattecolor DodgerBlue \

Bingo! funcionou redondinho. Era isso que eu queria!!! A única coisa
que não sei como vai ficar é que a borda com a data é acrescentada
modificando a altura da foto, o que não ficaria legal na hora de
imprimir nos formatos tradicionais 10x15, por isso estava tentando com
o convert para escrever a data dentro da foto. Mas vou pesquisar para
ver como posso compensar, talvez criando uma moldura com as mesmas
dimensões nos 4 lados da foto ou usando o convert para fazer o resize
depois da foto datada !

Cara, obrigado pela ajuda e vou postar aqui depois de acabado,
colocando path da pasta fotos e quem sabe usar o zenity para que o
usuário informe alguns parâmetros para o montage!!!

Obrigado tambem aos companheiros que contribuíram !!!!!