Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar s

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar script
Date: Sat, 21 Feb 2009 23:03:02 -0300

Fala ELder,
se entendi (e está muito bem explicado, porém passei uns 2 chopes da conta e
hoje é carnaval) ;), não seria:

$ alias | grep $0
--------------------------

Opa, oi Júlio :-)

Entao, pensei nessa possibilidade também, mas o máximo que eu poderia obter
seria uma lista dos alias para esse script. Utilizando o exemplo anterior,
se meu arquivo ~/.bashrc tivesse sido editado com as seguintes linhas:

alias mplayer="script"
alias gmplayer="script"

Eu obteria elas na saída de

$ alias | grep $0

e dessa maneira não seria possível eu saber qual foi exatamente o programa
que foi chamado pelo usuário realmente.
Uma idéia que pensei também e não deu certo seria ler o arquivo
~/.bash_history, mas percebi que o comando não vai parar lá diretamente, não
sei como o bash admnistra isso, mas ele não me parece escrever no arquivo
assim que o comando é digitado no terminal. Aliás, algumas vezes tenho a
impressão de que nem todos os comandos digitados vão pra lá :-)

--
Elder Marco

Linux User: #471180

"O conhecimento é tristeza: aqueles que mais sabem são os que mais
profundamente devem lamentar a mais fatal verdade, a árvore do conhecimento
não é a da vida." (Versos extraídos da tragédia Manfred, de Byron e citado
por Nietzsche em "Humano, demasiado humano")