Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar s

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar script
Date: Sun, 22 Feb 2009 18:07:33 -0300

2009/2/22 Julio C. Neves <address@hidden>

Fala Elder,
pq vc não usa o cmd history? Lá está cada alias (ou cmd) que vc executou.
Basta cortar o sequencial que fica à frente.

---------------------

Oi Júlio,

Sim, eu não tinha pensado nesse comando. Ele sim mostra o último comando que
entrei :-). Mas.. --- e tem um "mas" --- eu tive um problema quando tentei
usar ele no script. Vejamos, seu eu usar ele no shell normal ( sem chamar
nenhum script), ficaria assim:

$ history 1
  999  history 1

Mas eu escrevi o seguinte arquivo de teste:

$ cat script
#!/bin/bash

ult=$(history 1)
echo $ult

Mas a coisa não rolou.  Eu ainda tentei inserir um alias no arquivo
~/.bashrc:

alias teste="script"

e então:

$ teste
Script iniciado, o arquivo é typescript

Eu não faço a menor idéia dos motivos de eu ter recebido essa mensagem (
além de ter sido criado um arquivo chamado typescript no diretório ~/bin,
onde está o arquivo script original).

Eu executei ele indo direto no diretório:

$ ./script

e só obtive uma linha em branco como resposta. Executando o bash -x percebi
que o comando history retorna um vazio. Acredito que isso ocorra porque o
script está sendo executado num subshell. Então, existe uma maneia de eu
obter informações sobre o histórico do bash a partir do script com esse
comando? Eu estive lendo o man page  com informações sobre o history, mas
não cheguei a achar alguma opção que me permitisse isso ( mas meu inglês não
é lá grandes coisas.. =\)

--
Elder Marco

Linux User: #471180

"O conhecimento é tristeza: aqueles que mais sabem são os que mais
profundamente devem lamentar a mais fatal verdade, a árvore do conhecimento
não é a da vida." (Versos extraídos da tragédia Manfred, de Byron e citado
por Nietzsche em "Humano, demasiado humano")