Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar s

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Recuperar último comando digitado antes de executar script
Date: Tue, 24 Feb 2009 10:34:33 -0300

>Fala Elder,
>não sei se é o teu caso, mas aliases não devem sem usados/criados em
>comandos compostos (uma função ou um script p.ex. são tratados como
comandos
>compostos) pq eles só passariam a ter efeito no fim do cmd.
-----

Então Júlio, no meu caso eu estou criando um script que deve executar
algumas tarefas antes de determinados programas serem chamados. Depois, ele
chama esse programa e quando terminar a execução ele realiza mais algumas
tarefas e finaliza.

Eu não entendi muito bem isso sobre comandos compostos. Se você tiver algum
artigo ou conhecer alguma na rede, poderia me passar? Eu dei uma pesquisa no
Google, mas não encontrei nada que me parecesse falar disso.. :-(

-------
>Por outro lado, qdo vc fez ult=$(history 1), vc sempre receberá history 1
>como retorno, já que este foi o último cmd que vc executou.
-------

Então, essa é a parte complicada. Eu deveria receber history 1 e recebo
desde que não esteja chamando esse comando dentro do script. Se for dentro
dele não recebo nada. Eu até tentei realizar somente o comando history
dentro do script a ainda coloquei um comando qualquer antes para ver se ele
iria voltar algo, mas não volta. Quando dou um echo $?, um zero como
resposta, o que quer dizer que ele foi realizado com sucesso. Mas saída que
é bom mesmo, nada! :-)

>Eu pessoalmente, em virtude dessas coisas, prefiro funções a aliases. Mas
já
>que estamos com aliases, experimente usar history+head+tail.

Perdoe esse pobre aprendiz que sempre escolhe o jeito mais complicado para
resolver os problemas =]
E é claro, depois que vem a experiência, você aprende a fazer as coisas de
maneira mais simples, legível e se pergunta os motivos pelos quais não havia
enxergado isso antes... :-)

Abs.

Elder Marco.