RES: [shell-script] Passagem e recebimento de parametros no shell script

From: Márcio Gil
Subject: RES: [shell-script] Passagem e recebimento de parametros no shell script
Date: Mon, 22 Jun 2009 23:02:21 -0300

Os scripts "filhos" podem receber os parâmetros passados pelo "pai"
por meio de $1, $2, $3, etc. Ou mesmo pode pegar os parâmetros
somente por meio de $1 em um laço:

# collect the arguments in ARGS
ARGS=
while [ -n "$1" ] ; do
  ARGS="$ARGS $1"
  shift
done

O script "pai" pode pegar o retorno numérico do script "filho"
(imediatamente após este retornar) através de $?:

# pai.sh
./filho.sh par1 par2
RET="$?"

# filho.sh
PAR1="$1"
PAR2="$2"
exit 1  # retorna 1
exit 2  # retorna 2
exit 0  # retorna 0

Para retornos mais complexos, você pode utilizar a saída padrão
ou então jogar o retorno em um arquivo texto específico.