Re: Alterar o case de um filename

From: Cristiano
Subject: Re: Alterar o case de um filename
Date: Thu, 15 Oct 2009 17:48:29 -0000

--- Em address@hidden, George Robinson <george.robinson.br@...> escreveu

> É possivel alterar o case de um arquivo ou de varios arquivos??
>
> ex: ARQUIVO 1 -> arquivo 1 / Arquivo 2 --> arquivo 2

Meus dois centavos, tudo em uma linha ou, como diz o Júlio, em um 'one liner':

for NOME in * ; do NOVO_NOME=$(echo $NOME | sed
'y/ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ/abcdefghijklmnopqrstuvwxyz/;y/ÀÁÂÃÄÅÈÉÊËÌÍÎÏÒÓÔÕÖÙÚÛÜÇÑ/àáâãäåèéêëìíîïòóôõöùúûüçñ/')
 ; mv $NOME $NOVO_NOME ; done

Troca o diretório inteiro. Se quiser trocar condicionalmente, troca o '*' por
algo como $(ls *.mp3 *.wmv *.aac) ou por um arquivo texto com a o nome do
arquivos, um por linha.

Att.

Cristiano