Re: [shell-script] Erro misterioso...

From: Alain Mouette
Subject: Re: [shell-script] Erro misterioso...
Date: Mon, 19 Oct 2009 15:25:57 -0200

Exatamente, eu que estava com esse problema na origem, estou agora no Ubuntu. Antes no Mandriva funcionava...

Esse é um programa que roda redondinho, com versões para Windows e no Linux, e o programador quis se prevenir e ficar o mais compatível possível. Isso pode nos servir de lição para nóa Shelleiros:

1) Se usar /bin/sh, tem que ter certeza de evitar *todos* os bashismos

2) Tomar cuidado com o dash que parece que está sendo adotado cada vez mais...

E uma pergunta: qual a melhor maneira de se prevenir sobre os bashismos?

Instalei o checkbashisms, que no Ubuntu vem no pacote devscripts. Existem outros?

Rodando naquele script, recebo esta mensagem:

possible bashism in AutopanoPro.sh line 4 (${foo:3[:1]}):
if [ "${dirname:0:1}" != "/" ]; then

Qual seria a maneira de escrever isso em sh ??

Abraços,
Alain