Re: [shell-script] Auditando o root

From: Marcelo Andrade
Subject: Re: [shell-script] Auditando o root
Date: Mon, 19 Oct 2009 18:04:52 -0300

2009/10/19 CQC <address@hidden>

> Prezados,
>
> Sabemos que em certos casos os comandos executados pelo root não são
> gravados no .bash_history.
>
> Há alguma forma de gravar em tempo real e em um arquivo secundário (além do
> .bash_history) os comandos executados pelo root.
>
> O objetivo é fazer uma auditoria do usuário root, já que há mais de um
> administrador que utiliza esta conta no sistema.

Não sei se há como fazer isso.  Talvez se você mudar
o shell default do usuário root para o comando screen.
O problema é que, como o usuário é root, a menos que
você utilizasse um selinux ou algo similar, ele sempre
poderia desativar esse tipo de medida.

Cheguei neste link a partir do primeiro resultado no Google
para "linux root auditoria":

http://rootprompt.org/article.php3?article=10015

Atenciosamente.

--