Re: [shell-script] Fechar shell

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Fechar shell
Date: Thu, 8 Jul 2010 02:13:09 -0300

Fala Rogério,
 o seu problema é que vc não está no seu shell inicial e sim em um filho
deste que foi disparado para atender ao seu script. Se não fosse assim, o
seu shell morreria sempre que um script terminasse.

As únicas formas de fazer isso que posso imaginar, são:
- pegar o PID do bash via um ps sem argumentos e dar-lhe um kill
- executar o seu script pelo cmd source. Isso se faz colocando um ponto à
frente do nome do script. Suponha que o nome seja scr.sh. Vc deve executá-lo
assim:
. ./scr.sh

Não esqueça de montar um trap na 1a. linha do script, mais ou menos assim:

trap "exit 1" {1..64}

Isso é para derrubar o shell se ele receber algum sinal. Se vc não fizer
isso e o operador der um ctrl+c, p.ex., seus dados permanecerão na partição
a disposição de qq curioso e isso não é muito seguro.

Abraços,
Julio
Cursos de Shell e Zenity em 2 fins de semana?
- SE turma de Shell/Zenity em 26/07 - address@hidden
- SP turma de Shell em 14/08 - www.4Linux.com.br
- Turmas fechadas em outras cidades ligue (21)8112-9988.