Adicionar conteúdo em arquivo texto.

From: Flagner Camargo
Subject: Adicionar conteúdo em arquivo texto.
Date: Tue, 23 Oct 2012 09:17:04 -0200

Bom dia pessoal

Não sou lá grande expert em shell mas me viro. Por isso resolvi apelar pra
lista, que sei, tem gente muito mais conhecedora que eu.

Minha necessidade é a seguinte:

Tenho um arquivo texto já com 20 linhas de conteúdo => arquivo.txt
Preciso adicionar um conteúdo fixo "Conteúdo fixo a ser adicionado"
exatamente na linha 17 e mover o restante para abaixo (o que estava na 17
vai pra 18 e assim por diante).

Quero fazer um shell pois preciso repetir esta operação em algumas dezenas
de ambientes iguais e não estava afim de fazer manualmente.

Alguém pode me dar uma ajuda?

Grato.