Re: [shell-script-pt] Normalizar nomes de arquivos

From: Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Subject: Re: [shell-script-pt] Normalizar nomes de arquivos
Date: Fri, 13 Dec 2019 13:19:01 -0300

Em sex., 13 de dez. de 2019 às 12:54, Alfredo Casanova
<address@hidden> escreveu:

> Um exemplo:
> $ ls
> abc-def-ghi.pdf
> $ var=$(ls) # joga o nome do arquivo para a variável $var
> $ echo ${var//*-/} # imprime a variavel $var eliminando tudo que antecede o
> último traço
> ghi.pdf
>
> outro exemplo, se o arquivo for separado por espaços:
> $ ls
> 'abc def ghi.pdf'
> $ var=$(ls) # joga o nome do arquivo para a variável $var
> $ echo ${var//* /} # imprime a variavel $var eliminando tudo que antecede o
> [...]

Olá, Alfredo.

Obrigado pela ajuda.

Os nomes desejados são totalmente normais (com caracteres imprimíveis
normais). Inclusive eu gosto de aplicar aquele script do Aurélio
Jargas, o "Funções ZZ" <https://funcoeszz.net/>, justamente para
retirar espaços em branco, caracteres não imprimíveis, ou seja, deixar
os nomes de arquivos no "padrão Unix".

Ajuda essa explicação?

Um abraço.

Jamenson Ferreira Espindula de Almeida Melo
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil
Usuário GNU/Linux nº 166197
https://linuxcounter.net/cert/166197.png

Impressão digital da chave PGP:
234D 1914 4224 7C53 BD13  6855 2AE0 25C0 08A8 6180