Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5

From: Tulio Magno Quites Machado Filho
Subject: Re: [lp-br-sp] Fwd: [PSL-Brasil] Lançado o KDE Plasma 5
Date: Fri, 18 Jul 2014 13:07:28 -0300

> Com relação Qt eu queria saber como vocês veem a "simbiose" dele em especial.
> Embora eu tenha um interesse especial em modelos de negócios que usem
> software livre, eu gostaria de uma visão um pouco mais abrangente.
> Vocês não acham que a dependência dos projetos de SL que usam o Qt é perigosa?

Tanto perigosa quanto a dependência de outros projetos ao GTK ou a
qualquer projeto GNU.
Por que seria diferente?

> E até que ponto os interesses de empresas como Trolltech, Nokia e etc.
> influencia quem usa a ferramenta?

Do mesmo ponto que afetam todos os outros projetos, como Linux, GNOME,
KDE e todos os projetos GNU.
Óbvio que, quanto maior a dependência de um projeto a um grupo de
contribuidores (que pode ser uma empresa ou não), mais aquele projeto
tende a seguir a linha daquele grupo.

O Thiago Macieira já chegou a fazer estatísticas sobre quanto o
projeto Qt dependia da Nokia (à época):
http://www.macieira.org/blog/2012/04/qt-project-statistics/

Se tiver maior interesse sobre isso, recomendo ler o modelo de
governança do projeto:
http://qt-project.org/wiki/The_Qt_Governance_Model
Isso é algo que muito pouco projetos possuem.

Abraços,

--
Tulio Magno