Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Chamada de voluntários - Você Fiscal
Date: Thu, 16 Oct 2014 01:06:40 -0400

On Thursday, October 16 2014, Gabriel Krisman Bertazi wrote:

> O Prof. Diego Aranha, que está tocando o projeto Você Fiscal, pediu para
> indicar voluntários para auxiliar em uma parte específica do projeto,
> relacionada a desenvolvimento WEB.  Eles precisam de gente que manje das
> ferramentas Disqus e Meteor [1].  Eles tem certa urgência para essa
> feature específica (mais informações abaixo) para entregar algo bacana
> já antes do segundo turno.

Disqus não é livre, e além disso tem altas tretas com relação a
privacidade e rastreamento de usuários.  Sinceramente não sei por que
eles escolheram essa plataforma.

Meteor é open source (MIT) de acordo com a Wikipedia, mas não sei mais
detalhes então prefiro não botar a mão no fogo.

> Fora essa vaga específica, acho que o projeto se beneficiaria de mais
> gente contribuindo diretamente.  Quero trazer essa discussão para o LP,
> mas vai ficar para outro e-mail.

Com certeza se beneficiaria, e eu inclusive fiquei muito empolgado no
começo do ano quando conversei com o Diego a respeito de envolver o
grupo diretamente na confecção do software.  Não sei o que deu errado;
talvez seja o deadline que ele tinha, talvez outra coisa.  Notei que
quando a discussão saiu da esfera do nosso grupo, a coisa desandou um
pouco (em relação à liberdade de software).  Infelizmente o aplicativo
que eles disponibilizam hoje vem com alguns bundles de bibliotecas
proprietárias de Java, usa Github pra gerenciar o código, e é licenciado
sob APL (claro, podia ser pior...).

Às vezes eu fico pensando se a culpa não foi minha, e se eu não devia
ter pressionado um pouco mais o Diego pra fazer as coisas do "modo
certo" (TM).  Entendo que a idéia dele é ótima, e, ao meu ver, o papel
de atuar como "o chato do Software Livre" era meu.  Lembro-me que
cheguei a enviar alguns e-mails pra ele durante o ano, oferecendo
hospedagem no nosso servidor, lista de discussão, Trac ou Bugzilla,
etc...  Talvez eu tenha realmente falhado nisso.  Bah.

> Se você não puder participar, mas que conhece alguém que pode estar
> disposto a ajudar, por favor, encaminhe a mensagem.
>
> [1] Disclaimer: Não conheço, mas parecem ser livres.

Em parte, como disse acima.  Mas não entendi o motivo de usar tantas
coisas proprietárias nessa empreitada aí :-/.

E eu acho que é nessa parte que nosso grupo ainda pode fazer bastante
diferença.  Pelo andar da carruagem do TSE, essa urna vai ficar com a
gente por bastante tempo ainda.  Ou seja, iniciativas como o VocêFiscal
são muito valiosas e vão precisar evoluir.  E um dos modos de fazer essa
evolução é botar pressão pra transformar toda a parada em Software Livre
de verdade.  Por "pressão" entenda-se mandar e-mail, cobrar, mas também
(e principalmente) hackear, já que o código é aberto.  Do jeito que tá,
tá me cheirando uma startup, e acho que não é isso que o Diego quer(ia).

> [...]
> absurda para ser babá dos algoritmos, resolvendo as exceções.
>
> Para conseguirmos nos manter relevantes e contribuir com a fiscalização
> antes do segundo turno, decidimos estender o site somos.vocefiscal.org para
> adicionar as fotos que recebemos, permitindo a fiscalização descentralizada
> das pessoas nas próprias fotos e nas fotos dos demais. O esforço de
> programação é baixo, mas estamos sobrecarregados com o tratamento das bases
> de imagens para subir no site, portanto gostaria de te perguntar se você
> conhece programadores Web com conhecimento de Disqus/Meteor para nos ajudar?

Só pensando alto aqui (e eu realmente não estou fazendo acusação
nenhuma, só estou pensando alto mesmo), mas outra coisa que não ficou
clara é por que eles não disponibilizaram a base de dados que receberam.
Watchmen me veio à cabeça...  "Quem vigia os vigilantes?".

Falou,

GPG key ID: 0x65FC5E36