Re: [lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!

From: Renato Zippert
Subject: Re: [lp-br-sp] Direitos Autorais: Caso dropbox!
Date: Thu, 21 Jan 2016 01:10:05 -0200

Em 20-01-2016 23:40, Raniere Silva escreveu:
> [...]
> A opção mais barata e com menos esforço é utilizar um SaaS baseado em código
> proprietário como DropBox/Google Drive/... onde você fica refém da empresa.
> A opção mais cara e com mais esforço é manter sua própria infraestrutura
> baseada
> em código livre mas infelizmente essa solução é tão cara e dispendiosa que
> você
> não vai querer ir por essa via. A opção intermediária é contratar um SaaS que
> seja baseada em software livre (no seu caso o OwnCloud) pois em teoria você

Eu acho que sou um pouco mais otimista quanto ao "manter sua própria
infraestrutura baseada em código livre". Tem alguns projetos por aí que
eu acredito que já estão mudando essa perspectiva de custos e trabalho e
devem continuar nos próximos anos (ainda precso confirmar se são
inteiramente livres, mas sei do arkOS, cozy cloud, sandstorm.io,
yunohost e possivelmente outros). Os projetos que envolvem
decentralização continuam me surpreendendo.

> É isso mesmo. Mas se todo PDF/arquivo sem copyright em meu computador
> for bloqueado, eu to ferrado.  Fiquei indignado! :-)

Isso assumindo que eles só olham PDFs atrás de copyright. Não há como
saber o que mais checam e o que fazem com o que encontram se não te
mostrarem. Repetindo a recomendação de todos, tente alguma alternativa
livre (Seafile é outra alternativa GPL) e, idealmente, em um servidor
que esteja sob seu controle. Onde não conseguir fazer isso, use
criptografia pelo menos no que for mais importante.