ACESSO A PORTAS VIA TCP/UDP

From: Marco Eloy
Subject: ACESSO A PORTAS VIA TCP/UDP
Date: Thu, 14 Mar 2002 17:30:31 -0300

HEY PESSOAL!!!
sei q este assunto nao envolve diretamente o shell shcript mas como acredito
que esta lista eh contem uma quantidade significativa de administradores de
Unix e de rede acho que algum de meus ilustres colegas da lista possa me ajudar.

precisso barrar todo o acesso externo a minha rede local e pretendo fazer isso
via ipchains. Entretanto pude perceber q o linux nao faz distincao entre portas
TCP e UDP "tratando ambas da mesma maneira", atribuindo inclusive o mesmo nuro
as portas como pode ser constatado pelo arquivo /etc/services...

cpmux           1/tcp
tcpmux          1/udp
rje             5/tcp
rje             5/udp
echo            7/tcp
echo            7/udp
ftp-data        20/tcp
ftp-data        20/udp
ftp             21/tcp
ftp             21/udp
ssh             22/tcp
ssh             22/udp
telnet          23/tcp
http            80/tcp
http            80/udp

Pergunto.

1)Existe a distincao servico/protocolo(no caso TCP e UDP), ou ambos os estes
podem utilisar qualquer servico?

2)Todos os acessos que partem da Internet utilizam TCP, correto?

3)Dentro de uma rede local comum, com acesso a internet via NAT(Masquerate), eu
vou ter acessos do tipo UDP a maquina gatway? quais???

4)Para que exatamente servem as portas 42,43,53,63,69,107,109,113 e 143 ?????