Re: [shell-script] D�vida_com_o_sed.

From: aurelio
Subject: Re: [shell-script] Dúvida_com_o_sed.
Date: Thu, 15 May 2003 16:30:29 -0300 (ART)

oi deivid,

o sed é um editor de textos, ele serve para modificar textos.

o comando s do sed é o comando de Substituição.
sua sintaxe é:

  s/isso/aquilo/

que em português significa

  troque 'isso' por 'aquilo'

sendo que o 'isso', além de texto puro, pode ser uma
expressão regular, que pode ser tão complicada quanto necessário.

no exemplo que você citou era:

  s/expressão-complicada//

que significa:

  troque a expressão complicada por nada, ou seja, apague.

exemplo rápido:

$ echo "um dois tres"
um dois tres

$ echo "um dois tres" | sed 's/dois/XXX/'
um XXX tres

beleza?

para saber mais:
lista de sed                address@hidden