Re: [shell-script] script para validar dados de formularios

From: Mateus Caruccio
Subject: Re: [shell-script] script para validar dados de formularios
Date: Thu, 26 Jun 2003 03:37:38 +0800

opa,

----- Original Message -----
From: Thobias Salazar Trevisan <address@hidden>
Date: Wed, 25 Jun 2003 15:56:02 -0300 (BRT)
To: address@hidden

> ae marcelo,

Primeiro, voce precisa converter esse ASP para shell script. Para isso voce
precisa conhecer shell script. Com o script executavel em maos, voce precisa
colocá-lo no diretorio cgi-bin do apache. O HTML que chama o cgi de validacao
do formulario agora deve apontar para o seu novo script. algo tipo:

<form action=/cgi-bin/meuscript.sh method=post>
.... seu formulario aqui ....
</form>

Para fazer do script um CGI reconhecido pelo apache voce precisa seguir um
pequena regra:

- A primeira coisa que o CGI deve imprimir é o tipo do conteudo.

No arquivo cgi-bin/test-cgi, que vem com o apache, isso eh feito dessa forma:

echo "Content-type: text/plain"
echo

se voce for gerar um HTML, entao:

echo -e "Content-type: text/html\n"

Obs: os 2 \n sao muito importantes (o echo poe um por default) pois determinam
o final do cabecalho HTTP. do contrario o script falha e nada eh executado.
(nao esqueca do +x no arquivo)

Para acessar as variaveis do formulario voce deve ler uma variavel que eu nao
sei qual eh (se descobrir me avisa tmbm), mas se for um GEt ao inves de um
post, as variaveis estao na $QUERY_STRING

um pequeno exemplo

O FORM HTML:
<form action=/cgi-bin/teste.sh method=post>
<input type=submit name=VARIAVEL value=VALOR>
</form>

O CGI EM SHELL SCRIPT:

#!/bin/bash

echo -e "Content-type: text/html\n"
set

Coloque o cgi no cgi-bin e o html no htdocs. use o lynx (ou o seu browser
preferido) e acesse o html no servidor...

[]s

   Mateus Caruccio

> isso mesmo o que ?! está em asp e não tem nada haver com
> shell script ?! hehehe :)
>
> bom, nunca programei em asp, assim você precisa ver como ele
> trabalha com expressões regulares.
>
> Sobre ER, tem o excelente guia do aurelio, que explica muito bem
> o tema.

> Se isto não ajudar, tenta detalhar mais o que você quer, tipo:
> quero validar se o que o usuário entrou no input é uma data, ou
> é somente texto, ou somente dígito...
>
> thobias
> -------
> echo 9446046325380026818553633794429812592304650P | dc
> [...]

# Mateus de Oliveira Caruccio <caruccio at operamail.com>
# Linux User #183552 - UIN #37364320
# Vim, vi e matei o Emacs !

http://www.operamail.com
Get OperaMail Premium today - USD 29.99/year