psql, pg_dump e shellscript

From: Carlos Antonio Pereira
Subject: psql, pg_dump e shellscript
Date: Fri, 19 Sep 2003 10:18:55 -0300

Olá, senhore!

 > To fazendo um script de manutencao pro PostgreSQL...
 >
 > Tá tudo bom. Mas ficaria perfeito se eu pudesse passar a senha na linha
de
 > comando do psql e ele pare de me perguntar a senha.

O script abaixo foi tirado de uma revista e para VACUUM no PostgreSQL ele
funciona. Agora quero implementar para backup.

Será que alguém pode me ajudar com isso?

#! /bin/sh
#
# Script para manutencao de bancos de dados PostgreSQLl,
# Pode ser executado atraves da cron.
#

# Verifica a chamada do script.
if [ -n "$user" -a -z "$password" ]
then
       syntax
fi

if [ -z "$user" -a -n "$password" ]
then
       syntax
fi

if [ -z "$user" ]
then
        #template0 nao aceita conexao
        dblist=$(psql -t -c "select datname from pg_database where datname
<> 'template0' order by datname" -d template1 )
else
 dblist=$(psql -u -t -c "select datname from pg_database where datname <>
'template0' order by datname" - d template1
$user
$password

EOI
)
fi

for database in $dblist
do
     echo VACUUM ANALYSE $database

     if [ -z "$user" ] then
          /usr/bin/psql -c "VACUUM ANALYSE" -q -S -d $database
     else
          /usr/bin/psql -u -c "VACUUM ANALYSE" -q -S -d $database
          $user
          $password
          EOI
     fi
done

O usuário e senha passados nas linhas posteriores são válidos? Isso vai
funcionar?
O que vem a ser EOI?

Desde já, agradeço a atenção de todos