Contando palavras dentro de um string

From: Rodolfo Villanova - TmS Brasil
Subject: Contando palavras dentro de um string
Date: Fri, 19 Sep 2003 19:38:35 -0300

Caros amigos,

Montei um script em Korn Shell (ambiente SunOs 2.8) que, entre "otras
cocitas", executa uma consulta SQL que retorna o conteúdo de dois campos de
uma tabela em um BD:

NOME e DATA.

O campo NOME é composto de um nome e 1 ou + sobrenomes.
O conteúdo do campo DATA é óbvio.

A chamada à função se dá atribuindo sua execução à uma variável, ou seja:

RET=`consultaSQL $CPF`

O que for atribuído à variável RET ou é um erro Oracle ou são os dados que
necessito.

Se os dados fossem simplesmente passados como parâmetros para uma função,
beleza: bastaria saber quantos são esses argumentos, e trabalharía-os
"shiftando" argumentos até acabar.

O "pobrema" é que o retorno é um string.
O que eu quero pegar nesse string é o nome, último sobrenome e a data
retornada.
Se eu souber quantos separadores há ali dentro, conseguirei fazer os "cut's"
desejados.

A essência da charada é: como contar palavras dentro de um string?
Será que só consigo isso usando sed?

Alguém já bolou uma idéia simples e genial pra matar essa à pancada?

Gracias y saludos,
Rodolfo Villanova