Re: [shell-script] Apagar arquivos antigo

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Apagar arquivos antigo
Date: Fri, 17 Oct 2003 13:12:30 -0700 (PDT)

Consultei aqui, mas os emails anteriores já se foram.
Realmente aprecio historicos completos lineares reversos únicos por
subject, devido à praticidade e sequencialidade (mas, realmente é
contra as recomendações da lista), mas:

- imagino que a parte variável do nome do arquivo é dado pela máquina
e não por um operador humano, isso é bom, nós humanos temos uma
propensão bem maior a falhar; assim o nome do arquivo seria afetado
pelo relógio da mesma maneira que a data; mas o ls pode ordenar por
nome, acho que o faz por default, daí o resto da idéia valeria; acho
que o melhor é você tentar traduzir exatamente o que você faz hoje
para que o script o faça, assim você fica mais tranquilo

- lembro que você falou em dia, semana, mes, ano e acho que mais um
grupo que não me recordo. Até ia comentar, mas não sabia da sua
estruturação; considerei que você iria apenas automatizar o que já
faz no muque.

- considerando mídia não sequencial, pensei na ocasião em duas
opções, acho que é apenas uma questão de gosto pessoal; pelo que
entendi todo o sistema de backup já funciona, você apenas queria
apagar os arquivos antigos para liberar espaço; tinha me ocorrido
diretorios e identificadores no nome, tipo assim:

Diretórios:
bakpath/D/{mysql www ftp etc.}
bakpath/S/mysql*
bakpath/M/mysql etc.
daí: ls .../D/mysql*|sed 1,7d  e: ls .../S/mysql*|sed 1,5d  etc.

Diretório único:
DmysqlDataX.tar.bz2
S_mysql*
mysqlDataX.M.tar.bz2
muda quase nada: ls Dmysql*|sed 1,7d  e: ls Smysql*|sed 1,5d etc.

Como você falou em 5 anos, realmente tem de ser cauteloso, afinal se
um arquivo bkp desse for único e ele sumir, bau bau, e não adianta
perguntar ao tio Google em que lugar do planeta existe um reserva.

Espero que esta acrescente algo.