Re: [shell-script] Formatação nos scripts

From: Marlon Vagner Reck
Subject: Re: [shell-script] Formatação nos scripts
Date: Wed, 30 Jul 2008 20:59:41 -0300

Amigo

Acho que a melhor forma seria vc escrever eles de forma q vc entenda eles
mesmo depois de 20 anos ou mais.
Eles precisam ser bonitos aos olhos, eficazes e fáceis de se dar manutenção,
tipo cabeçario explicando o q o programa faz e exemplos de como usa-lo,
comentários diretos e simples nas linhas onde vc acha necessário.
Abaixo segue alguns pedaços de um script meu.

Cabeçario:

#!/bin/bash

#######################################################
#                       sargIndex
#
#Um programa para atualizar as index do Sarg através dos arquivos compactados
#pelo tar.gz
#
#Exemplo de uso: ./sargIndex logSarg_170708.tar.gz
#
#As únicas configurações nescessárias são os locais dos arquivos:
#DIR_SALVO= local onde foi salvo o arquivo de log compactado.
#DIR_DIARIO= local onde estão os arquivos dos logs diários do sarg.
#DIR_SEMANA= local onde estão os arquivos dos logs semanais do sarg.
#
#Criado em: 18/07/2008
#
#Atualizado por Marlon: 21/07/2008 (Corrigido o erro ao tentar mover mais de
# uma pasta).
#Atualizado por Marlon: 22/07/2008 (Corrigido o erro da falta do arquivo
#