Re: [shell-script] Re: problema ao exporta váriaveis

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Re: problema ao exporta váriaveis
Date: Sun, 7 Dec 2008 20:19:06 -0200

Fala Edmar,
me esqueci de te dizer uma coisa importante: evite usar esta seqüencia de
escape para definir cores e prefira usar tput setaf e tput setab. Vá em
www.julioneves.com, pegue o link para "Livro de Shell em Português", escolha
a última opção "Tira Gosto" e lá vc terá um ítem "Colorindo a Tela". Leia
que vale a pena. Está em português e é divertido.

Porque aconselho o tput? Pq a seqüência de escape (do tipo \033... (033 em
octal é 27 em decimal que é <ESC> em ascii. Faça echo $[8#33] e em seguida
procure o resultado deste cmd em man ascii)) coloca fisicamente caracteres
precedendo e sucedendo as cadeias que vc deseja colorir. Há alguns anos,
reportei um erro no ls | grep ^arq*. O  grep não achava nenhum arquivo
começado por arq, pq o ls era colorido e a seqüência de escape o precedia.
Qdo fazia ls arq*, achava um monte de arquivos.

Há algum tempo dei aula para um Edmar, que deve estar na nossa lista pois
sempre aconselho meus alunos a entrar nela, que era muito bom e de tanto
gozá-lo (no bom sentido), acabamos ficando amigos.
--
Abração,
Julio

--