especie de "if-then-else" com sed

From: Marcelo F Andrade
Subject: especie de "if-then-else" com sed
Date: Wed, 1 Oct 2014 15:18:38 -0300

Olá, gente.

O título comunica mas não explica.

Estou tentando fazer um script para identificar o tipo de autenticação
das redes wifi de onde estou a partir da saída do iwlist scan.

De forma resumida, há duas linhas nessa saída que me dizem isso:
- se houver uma linha "Encryption key:off", a rede está aberta;
- caso contrário, se houver também uma linha "WPA Version 1", a
autenticação é WPA;
- caso contrário, a autenticação é WEP.

O que fiz até o momento foi

iwlist wlan0 scan | \
grep -Eo '(ESSID:".+"|Quality=[0-9]{,2}/[0-9]{2}|Encryption
key:(on|off)|WPA Version (1|2))' | \

Passo essa saída ainda por um sed para, ao final, converter o
resultado de colunas para linhas com awk.

A questão é que como a linha "WPA Version" pode ou não existir, isso
está quebrando meu script.

Eis que pensei em fazer uma lógica e tentar colocar um placeholder
para identificar o tipo de autenticação.  Mas aí já não consegui
resolver sozinho e vim recorrer a vós.  :-)

Agradeço por qualquer ajuda.

Atenciosamente.

--
MARCELO F ANDRADE | Belem, Amazonia, Brazil | http://about.me/mfandrade