[lp-br-sp] Impressões do FLISOL 2013 Campinas

From: Sergio Durigan Junior
Subject: [lp-br-sp] Impressões do FLISOL 2013 Campinas
Date: Sun, 05 May 2013 16:53:41 -0300

Dae,

O Krisman pisou no calo e disse que a lista está meio morta, então
decidi tentar reanimar as coisas.  Eu ia/vou escrever um post sobre o
FLISOL 2013 Campinas no meu blog, mas vou fazer uma prévia aqui na
lista.  Essas são as minhas impressões sobre o evento, então se alguém
quiser fazer adendos, críticas, ou rebater minhas opiniões, à vontade.

Pontos Positivos
================

- Fomos escalados pra abrir o evento com nossa palestra sobre Software
  Livre.  Foi uma ótima palestra, com bastante gente assistindo
  (levando-se em conta o horário de início), ainda mais considerando que
  foi a primeira palestra que eu e o Panaggio apresentamos juntos.
  Houve pouca participação da galera, mas isso é meio "normal" em
  palestras filosóficas.  A palestra foi apresentada no auditório da
  faculdade, e eu e o Panaggio ficamos em cima de um palanque/palco, o
  que acabou dando um ar meio formal (conforme nós dois conversamos
  depois, nós gostamos de estar na mesma altura do público).  Mesmo
  assim, a escolha do local não foi nossa, e acho que conseguimos nos
  virar com o que tínhamos na hora.  Fiquei bastante satisfeito.

- A segunda palestra também foi ótima (IMO, até melhor que a
  primeira!).  A sala menor, público mais receptivo, melhor entrosamento
  entre nós dois, e o clima de "conversa" contribuíram muito pra que
  essa palestra ficasse muito leve e legal.  Houve maior participação
  das pessoas, até por conta da sala pequena.  O Oliva assistiu essa
  palestra e me deu um feedback super positivo depois.  E, de quebra,
  conseguimos "angariar" mais pessoas interessadas pelo grupo.  Menção
  honrosa ao Thiago, que participou do último LibreBar!

- A presença do grupo no evento foi legal, o Panaggio levou algumas
  distros 100% livres em pen-drives, mas infelizmente ninguém apareceu
  pra instalar (a grande maioria estava babando em outros brindes sendo
  distribuídos pela organização do evento, e tinha até coisa do Opera,
  browser fechado!).  Ainda assim, aquela "rodinha" que fizemos no final
  do evento foi *muito* legal, várias pessoas se juntaram a nós
  (principalmente por causa do Oliva, eu sei) e ficamos batendo um papo
  bacana.

Pontos Negativos (ou "a melhorar")
==================================

- Não conseguimos imprimir o banner a tempo.  Aliás, ainda não temos nem
  a arte-final pronta (já estou vendo isso com um amigo, devo mandar um
  e-mail informando mais a respeito durante a semana).  Apesar de não
  haver nenhum "stand", conforme a organização havia prometido, ainda
  assim creio que teria sido importante exibirmos um banner do grupo lá.

- Ainda não temos uma "identidade visual".  Isso tem a ver com o ponto
  acima.  Acho que essa parte é mais difícil de se fazer, mas
  eventualmente vai ser legal termos uma camiseta do grupo, pra
  aparecermos "homogeneamente" nos eventos.

- Tirando uma ou outra ocasião (flamewar que começou com aquele e-mail
  do Panaggio), acho que aceitamos demais as imposições da
  "organização".  Isso decorre também do fato de que ainda somos um
  grupo novo, em formação.  Mas ano que vem eu acho que deveríamos nos
  impôr muito mais, e inclusive começarmos a organizar o evento antes,
  pra podermos tomar conta dos detalhes desagradáveis (utilização de
  ferramentas não-livres, distribuição de "brindes", etc).

Acho que é isso.  Não estou lembrando de mais coisas, e os pontos acima
cobrem boa parte do que eu vi.  Se tiverem mais coisas pra acrescentar,
mandem ver!

Falou,