Re: [shell-script] ip

From: Daniel Soares
Subject: Re: [shell-script] ip
Date: Tue, 14 Oct 2003 21:25:28 -0300

Tente este:

#!/bin/sh

# especifique aqui a interface desejada: eth0, eth1, ppp0, etc...
interface="eth0"

# pega o ip da interface especificada
ip_interface=`ifconfig $interface | grep inet | /bin/awk {'print $3'}`

# testa se existe o arquivo onde será salva a informação para o teste,
# se não existir, é criado.
if [ ! -f /tmp/ip_$interface ]; then
  touch /tmp/ip_$interface
fi

# pega a informação do ip gravado anteriormente
ip_gravado=`cat /tmp/ip_$interface`

# compara o ip atual da interface com o ip gravado anteriormente,
# se forem diferentes, informa - por e-mail - o novo ip
if [ "$ip_interface" != "$ip_gravado" ]; then
  echo $ip_interface > /tmp/ip_$interface
  mail -s "[servidor do fulano] ip atual" address@hidden << FIMMAIL
  servidor do fulano
  ip atual: $ip_interface
FIMMAIL
fi

Dica: coloque este script pra ser executado no cron. Digamos, de 5 em 5
minutos.

[]'s
--
Daniel Soares

* Yes, honey...Just squeeze your rage up into a bitter little ball and
release it at an appropriate time, like that day I hit the referee with the
whiskey bottle. --Homer Simpson