Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.
Date: Tue, 23 Dec 2003 08:21:58 -0300 (ART)

oi eduardo,

> On Mon, 22 Dec 2003 2:22pm  -0200, Eduardo Rossoni wrote:
> Existe uma forma em shell script de apagar uma linha em um
> determinado arquivo de texto(semelhante ao passwd, separado por
> delimitadores) . Exemplo: buscar por um nome em determinada linha
> e apaga-lo.

"apaga-lO" ?

bem, se fosse apaga-lA, eu suponho que você queria apagar a linha
toda caso encontrasse o nome desejado. isso pode ser feito
facilmente com o grep -v, que não mostra as linhas que contenham
o padrão de busca.

supondo que seu delimitador seja :, igual no passwd, use

     fgrep -v ':nome:' arquivo > arquivo-novo

para excluir a linha.

agora, considerando-o o "apaga-lO", você quer apagar o nome e não
a linha, aí é só usar o sed:

     sed 's/:nome:/::/' arquivo > arquivo-novo

obs.: aproveitando a discussão, o dia que sed/grep/cut e amigos
      não forem considerados shell script vocês me avisem, pois
      daí também vou perceber que o céu não é mais azul e o mar
      não é mais salgado :)

falou!

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - De volta para Curitiba & Conectiva
RAC! RAC! RAC! http://aurelio.net/rac

Conheça a nova central de informações anti-spam do Yahoo! Mail:
http://www.yahoo.com.br/antispam