Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.
Date: Tue, 23 Dec 2003 11:32:25 -0200 (BRST)

On Tue, 23 Dec 2003 8:21am  -0300, Aurelio Marinho Jargas wrote:

> a linha, aí é só usar o sed:
>
>      sed 's/:nome:/::/' arquivo > arquivo-novo
>

> obs.: aproveitando a discussão, o dia que sed/grep/cut e amigos
>       não forem considerados shell script vocês me avisem, pois
>       daí também vou perceber que o céu não é mais azul e o mar
>       não é mais salgado :)

        Ninguém falou que não era, mas é uma questão de interpretação.

        Mas qual seria a vantagem de, por exemplo, fazer a substituição
que tu fez com o sed com os operadores (sejam eles padrões ou não) das
shell que são atualmente usadas (afinal, não existe apenas a bash). Há
poucos dias lembro de ter sugerido justamente usar o sed ou o awk para
atingir um objetivo, apesar de ter sugerido antes algumas idéias com as
primitivas das shells que eu conhecia, mas poderia ter sido: "<linha>p".

        Mesmo assim, isto seria apenas uma opinião pessoal, e portanto
isto _não_ deveria influenciar também na tua percepção das propriedades
dos fenômenos naturais, não é? Talvez apresentar a tua opinião ou algum
equivoco em minha sugestão em priorizar as primitivas das shells? Até
mais,

--
Felipe Kellermann