Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Apagar determinada linha em um arquivo tipo texto.
Date: Tue, 23 Dec 2003 13:08:49 -0300 (ART)

ae felipe,

> Ninguém falou que não era, mas é uma questão de interpretação.
[...]
> Talvez apresentar a tua opinião ou algum equivoco em minha
> sugestão em priorizar as primitivas das shells?

é simples. nenhum problema é igual ao outro e por consequência
nenhuma solução é igual a outra. "priorizar" soluções somente
em shell seria usar um "while read" quando o próprio grep
poderia ser usado?

tem vezes que é melhor usar as ferramentas do sistema, tem vezes
que é melhor usar as estruturas do shell, tudo depende. por isso
acho que não pode dizer "vou usar só shell" ou "vou usar só
ferramentas"

claro que é possível fazer quase tudo em "só shell", mas com
o preço de complexidade de código. assim como é possível fazer
a grande maioria das tarefas de processamento de texto somente
com o SED, mas fica longe de ser algo "mantenível".

eu tenho a experiência de ter feito um programa interativo de
mais de 800 linhas que usa _somente_ comandos nativos do bash2.
nenhum sed, cat ou cut, nada. http://txt2regex.sf.net

fiz por teimosia, de querer que ficasse "somente shell" a todo
custo. mas foi só pra dizer "dá pra fazer", por que na prática
teria sido muito mais fácil usar as ferramentas do sistema
para ajudar. e cresceu tanto que hoje é um pesadelo cada vez
que preciso alterar alguma coisa no código :(

em resumo: como programar é criar uma vez e dar manutenção
dezenas, centenas de vezes, o luxo de fazer algo "só em shell"
acaba não compensando.

o shell desde o início dos tempos sempre contou com a ajuda das
ferramentas do sistema, seria um retrocesso achar que elas não
fazem parte da programação shell.

e outra, se não puder usar os grep/sed/cut da vida, programar
em shell fica muito, mas MUITO chato. perde-se todo o charme e
aí é melhor escrever direto em python mesmo e não se estressar
:D

shell é igual LEGO, tem que combinar as pecinhas, não precisa
recriá-las!

falou

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - De volta para Curitiba & Conectiva
RAC! RAC! RAC! http://aurelio.net/rac

Conheça a nova central de informações anti-spam do Yahoo! Mail:
http://www.yahoo.com.br/antispam