Mini-Shell em C

From: André Figueiredo
Subject: Mini-Shell em C
Date: Fri, 4 Jun 2004 15:14:32 -0300

Pessoal,
Eu faço um politécnico em Redes de Computadores mas estou precisando fazer
um trabalho em C.
Preciso fazer um Mini-Shell em C para rodar no linux.
Sera que alguém pode me ajudar?
Obrigado.

André Figueiredo

O enunciodo do trabalho e o seguinte:

OBJETIVO:

Implementar um mini-shell para o sistema operacional Linux.

FUNÇÕES:

O programa MyShell deverá ser capaz de executar comandos simples, isto é,
sem redirecionamento nem backgroud, utilizando para isso a criação de
processos filhos para executar os comando. A única exceção será o comando
cd.

ETAPAS:

1ª etapa: Ambientação

*       Utilização de um editor de programas
*       Compilação com o gcc
*       Digitação, compilação e execução de um programa de teste.

2ª etapa: Montagem da estrutra

*       Exibir o prompt
MyShell>

*       Entrar comando ( através do fgets)

*       Exibir o comando digitado (somente para validação)

*       Sair do programa com o comando exit

3ª etapa: Tratamento do comando

*       Separar comando de argumentos

*       Criar processo filho para executar o comando (fork)
*       Trocar a imagem do processo filho (execvp)

OBS. Comando para mudar diretório  chdir(str)