Re: [shell-script] Uso de variavei em comando

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Uso de variavei em comando
Date: Mon, 18 Apr 2005 11:01:52 -0300

Paulo Roberto Ruela wrote:
> Saudações!
>
> Estou começando a estudar shell. Confesso que tenho um longo (porém
> prazeiroso) caminho a percorrer.
> A fim de estudo estou tentando rodar o seguinte script
>
> #!/bin/bash
>
> nome1="aline"
> nome2="ana"
> nome3="analice"
> nome4="anamara"
> nome5="anapaula"
> for (( n = 1; n <= 5 ; n++ ))
> nome="nome$n"
>     do
>     echo $nome
> [...]

Estao deixando qqr um entrar aqui agora ??? :P
Quem é essa molerada ? Apresenta pros manos :)

Cara, o eval resolve seu problema. Veja o codigo abaixo:

  #!/bin/bash

nome1="aline"
nome2="ana"
nome3="analice"
nome4="anamara"
nome5="anapaula"
for (( n = 1; n <= 5 ; n++ ))
      do
      eval echo $`echo nome$n`
  done

Quando voce usa eval, o shell resolve a linha de comando antes de
executa-la.

Um abraço

--
The power to destroy a planet is