Re: [shell-script] Enviar mensagens "pop-up"

From: Gentil de Bortoli Júnior
Subject: Re: [shell-script] Enviar mensagens "pop-up"
Date: Tue, 14 Feb 2006 17:02:16 -0200

On 2/14/06, chmod000 <address@hidden> wrote:
> Emerson, testei o comando conforme vc indicou. Realmente ele envia a
> mensagem "TESTE" para o usuário logado no terminal indicado, porém o que
> quero é que ele envie para um usuário logado em qualquer terminal, mas de um
> host remoto. De preferência uma mensagem no estilo pop-up do X.

Opa. Já dei mais ou menos os passos necessários para você fazer a
coisa "no braço".
Não é uma tarefa tão trivial. Nesse caso, eu usaria algo mais
apropriado, especialmente
por você querer algo que interaja com o X. Já deu uma procurada no
www.freshmeat.net?

Apenas um: http://freshmeat.net/projects/cpop/

Se fosse apenas em terminais, seria mais simples. No pior dos casos
(imaginando que
você deve ter domínio (administra) sobre as máquinas que quer atingir), daria
para fazer algo com ssh ou rsh e um usuário, por exemplo, no grupo "tty".

Só a título de curiosidade, não é preciso usar o write ou wall para
escrever em um
terminal. Se você verificar que alguém está logado, por exemplo, em /dev/pts/0,
você pode simplesmente fazer:

echo "Oi." > /dev/pts/0

Desde que você possa escrever no terminal, claro.

[]s
--
Gentil de Bortoli Júnior
Chave GPG: http://gentil.bortoli.com.br/gpg