Sintaxe do IF (usando ponto e vírgula)

From: box_ferrari
Subject: Sintaxe do IF (usando ponto e vírgula)
Date: Wed, 06 Jun 2007 12:14:55 -0000

Salve grupo!

Perdoem minha ignorância, mas tenho uma dúvida conceitual sobre a
sintaxe do comando if, e não consegui achar explicação para ela no são
Google.

Se que sua sintaxe é:

   if <condições>
   then
      <faça se casou>
   else
      <faça se nao casou>
   fi

Isto é basico. A questão é que em alguns exemplo scripts que tenho
visto internet afora, se usa o ";" em algumas partes, como por exemplo:

   if <condições> ;
   then
      <faça se casou 1>
      <faça se casou 2>
      <faça se casou 3> ;
   fi ;

Já usei as duas sintaxes e ambas funcionam normalmente.

Entretanto, em algumas vezes o script não funcionou sem os ponto e
vírgula e em outros casos, só funcionou com eles.

Infelizmente não me lembro ao certo quais foram os casos, nem as
mensagens de erro, para poder dar mais detalhes.

Mas a dúvida fundamental é a seguinte: para que serve o ponto e
vírgula e quando e como eu devo usuá-lo?

Abraço!!!

Cristiano P. Ferrari