Re: Sintaxe do IF (usando ponto e vírgula)

From: box_ferrari
Subject: Re: Sintaxe do IF (usando ponto e vírgula)
Date: Wed, 06 Jun 2007 13:22:55 -0000

--- Em address@hidden, "Tiago Barcellos Peczenyj"
<tiago.peczenyj@...> escreveu

> ferrari
>
> o ponto e virgula serve para vc separar 2 instruções na mesma linha
>
> ls ; mv a b
>
> por exemplo, eu gosto de fazer
>
> if [ condição ] ; then
>       comandos
> else
>       outros comandos
> fi
>
> acho mais legível. perceba que o ; separa o if do then na mesma linha.
>
> é a forma como o if, o for, o while/until foram concebidos.
>
> []´s Tiago

Tiago, muito obrigado pela luz.

Desculpem-me pela dúvida tão básica, mas eu estava racionando pela
lógica de algumas linguagens, como o pascal, que não reconhecem quebra
 de linha e exigem terminadores.

Já li bastante sobre o shell script, mas nunca me ative ao fato que a
sintaxe destes comandos exigia a quebra de linha. Eu estava
raciocioando que se o script executa comandos em lote, e no shell cada
comando ocupa uma linha, o if também deveria ocupar uma única linha,
do if ao fi e que, neste caso, as quebras de linhas seriam  ignoradas
e substituídas por um terminador (o ;). Justamente ao contrário.

Grato mesmo pela explicação.