Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia

From: Sergio Durigan Junior
Subject: Re: [lp-br-sp] Revisão de texto de palestra sobre introdução à filosofia do Movimento Software Livre
Date: Mon, 06 Apr 2015 00:01:50 -0400

On Sunday, April 05 2015, Adriano Rafael Gomes wrote:

> Aceito sugestões sobre como fazer isso. Prefiro hospedar no meu próprio
> servidor. Terei que estudar como fazer.

Já usou git?  Você pode criar um repositório no seu servidor pessoal sem
problema.  Tem uma documentação bem legal sobre como fazer isso no Git
Book:

  <https://git-scm.herokuapp.com/book/en/v2/Git-on-the-Server-The-Protocols>

> Meu plano é colocar uma licença livre, mas ainda não escolhi qual.
> Aceito sugestões. Talvez CC-BY-SA ou GNU FDL, como você sugeriu. Eu
> quero que o documento possa ser copiado, alterado, redistribuído e
> que essas liberdades sejam mantidas.

Acho que o melhor é você ler a respeito de cada uma e tomar uma decisão
baseada em conhecimento, e não em opiniões de terceiros :-).  Eu
particularmente costumo usar CC pras minhas palestras, mas é questão de
escolha.

> Concordo com você. Mas esse é exatamente um dos problemas que estou
> tentando ajudar a diminuir com essa palestra: fazer as pessoas
> conhecerem a filosofia mais cedo.

Eu entendi.  Só quis chamar a atenção pro fato de que esse tipo de
expectativa é bastante utópica.  Um dos únicos jeitos de vivermos num
mundo assim (onde as pessoas tomam contato com a filosofia primeiro, e
depois começam a usar os softwares) é se a gente começar a ensinar
Software Livre ainda nas escolas...  E mesmo assim isso não é garantia
de que a pessoa nunca vai ter usado um software não-livre antes, porque
tem uns pais doidos que deixam os filhos de 2 anos de idade mexerem com
tecnologia...

Enfim, posso estar sendo muito "chato" nessa parte, mas eu acho que o
que faz a diferença não é tanto se você tem contato com a filosofia
primeiro ou depois, mas sim o *jeito* que você tem contato com a
filosofia do movimento.  Afinal, como eu disse antes, acho que 99% dos
ativistas de Software Livre começaram usando softwares não-livres :-).

> Não sei qual é a grafia correta. Quem souber, me diga, por favor.

Acho que pode ser sem hífen.

> Realmente, terei que explicar melhor essa parte de "controlar o
> programa" ou "ser controlado por ele" :-)

Acho legal explicar como um usuário "comum" pode ter controle do
programa, e não ser controlado por ele.  Explicando isso, já era.

> Você se refere ao terceiro motivo?

Sim.

> Tentei fazer uma progressão sobre o grau de "gravidade" dos motivos.

Eu sei.  Só quis dizer que, pra mim, o terceiro motivo é o que mais
conta :-P.

--
Sergio
GPG key ID: 0x65FC5E36