Re: [shell-script] Re: Conteúdo do arquivo para as variáveis

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Re: Conteúdo do arquivo para as variáveis
Date: Thu, 21 Apr 2005 10:40:24 -0300 (BRT)

On Thu, 21 Apr 2005 12:07pm  -0000, ricardo_bsd wrote:

>   Caso eu nao soubesse quandas linhas teria o arquivo, eu varia assim
> com sh,bash ou zsh
>
> i=1; cat arquivo | while read line;do declare -x variavel$i=$line ;
> i=`expr $i + 1`  ; done
>
>   Como eu fiz assim de prima ..nao tenho certeza se e a melhor forma!!

Essa tua linha funcionaria apenas em zsh.

Dois motivos.

Por `sh' tu deve estar te referindo aa especificao POSIX sh. Nao existe
nenhum tipo de comando `declare' (nem `typedef', alias). Entao tu vai ter
de utilizar um `eval variavel$n=$line', no teu caso.

Mesmo assim, ela nao vai funcionar em todas as shells. Apenas na ksh93 e
na zsh, por um motivo de implementacao: Depende que lado do pipe vai ser
feito fork. A especificacao `sh' (POSIX) nao define nada sobre isso, cada
implementador escolhe como quer fazer. Leia um pouco mais sobre isso, vai
ser interessante para o teu entendimento de shell. Qualquer duvida, envie
para a lista. Ate mais e boa sorte,

--
Felipe Kellermann